segunda-feira, 28 de maio de 2007

Sofia – Parte II

Chegou o dia 30 de junho e eu lhe dei um presente de dois meses de namoro. Resolvi assumir, já que nenhum de nós conseguia lembrar em que ocasião foi dado o primeiro beijo, que o dia em que o nosso amor começou foi o mesmo do meu aniversário, 30 de abril – data em que ela diz ter-se percebido apaixonada por mim. O clichê não me incomodou e eu resolvi tomar o depoimento como verdade para que os dias continuassem transcorrendo como sempre, um após o outro. Eu, de fato, não me ative ao momento, mas a confissão me obriga a uma desculpa convincente.

Desde ainda castos, passamos a pensar o futuro, o próximo e o distante, como se ele estivesse sempre a dois palmos de distância, ou à distância necessária para que pudéssemos vê-lo a ponto de sentir-nos contemplados. O presente fazia jus ao furtivo homônimo que a língua portuguesa fez questão de lhe oferecer. E o melhor dos presentes são as surpresas. Por isso, partimos por aí, bonecas russas da Zona Franca de Manaus, mostrando até que pobre pode fazer biquinho pra dizer "Je t'aime". Isso quando pode. Nobre de cobre que és, plebeu dourado que sou, partimos em busca da possibilidade.

...

Quando então, putas brasucas-holandesas em território alheio, o que será de nossos pecados? Temos pecados pequenos, Sofia; pecados de semi-virgens. O que será de nossos pecados com o passar dos anos e dos ofícios. Sex, drugs, rock'n'roll – they get anyone literally waisted. Temo que algo terrível se perca; e tão grave quanto perder a beleza. Uma pequena perda, nos dias atuais, pode ser como repetir a dose de uma grande ironia fina. Eis um erro fatal: dar a seu inimigo a chance de responder-lhe à altura depois de ele passar horas a fio pensando no que deveria ter sido dito logo na primeira vez.

5 comentários:

Eloisa Lopes disse...

Sra. Estevam,
continue com os cuidados diários de que me falaste outro dia. e me recomendaste! sim, tomarei minhas providências. aguentar é preciso!
inútil comentar seus talentos para a escrita. melhor é apreciar.

sua médica e paciente,
Eloisa Lopes.

Gal disse...

Gradei!
quero final feliz.

Helio Lambais disse...

ótimo, ótimo, ótimo!!!!

=)))

Bisous

Anônimo disse...

Ufa, estou pacificada. Alguém me visitou. Obrigada Roberta. Vc é uma tarde de inverso em que me liberei de ir ao Fórum para olhar sonhos, gostos e falar ao meu Deus. Muito bom!

Ela disse...

roberta!
gostei.
no inicio achei meio quadrado,mas depois percebi que isso era uma ilusão do suporte,das palavras bem utilizadas e de um vocabulário rico,mas que sabe deslizar nessas arestas.
=)
very nice,mrs!
dally

 
BlogBlogs.Com.Br